Ar condicionado espanta os mosquitos – Mito ou Verdade?

ar condicionado espanta os mosquitos

Além de muito chatos, os pernilongos também são vetores de terríveis doenças que nos preocupam durante o dia-a-dia. Mas você sabia que o ar condicionado espanta os mosquitos?

Depois de um dia com bastante trabalho e com o corpo e mente cansados, só queremos deitar e dormir para renovar nossas energias. É neste momento que você ouve aquele zumbido incrivelmente chato e que estraga o sono de qualquer um.

Felizmente não é um mito dizer que o ar condicionado espanta os mosquitos. Mas para entender isso e forma melhor, é preciso entender porque estas pragas urbanas gostam tanto de zumbir nos nossos ouvidos durante a noite.

Por que os mosquitos são atraídos para nós

Os mosquitos “enxergam” as suas presas através do gás carbônico que é eliminado durante a respiração. Pode até parecer que eles voam perto da nossa orelha de propósito. Mas eles fazem isso porque voam perto de por onde eliminamos o gás carbônico, o nariz e a boca.

Os mosquitos também são repelidos pela luz e voam por aí no escuro. A grande maioria destes insetos odeia a luz. Isso quer dizer que, até usar cobertores mais escuros pode incentivar estas criaturas a ficarem mais perto de você.

Geralmente, os mosquitos ficam bem escondidos durante o dia e voam para picar apenas durante a noite. Não é incomum sermos picados nos membros inferiores quando há luz no ambiente, principalmente debaixo de mesas. Durante o dia é lá que os pernilongos ficam escondidos e eles aproveitam o ambiente menos iluminado para fazer alguns lanches.

O ar condicionado espanta os mosquitos de verdade?

Como dissemos, os pernilongos adoram o calor para começar as suas atividades diárias. Portanto, se o ar condicionado resfria o ar os pernilongos sentem muito menos “vontade” de picar as pessoas no ambiente.

Estes insetos insuportáveis não gostam nem um pouco do frio. Eles ficam reclusos e escondidos, em algumas situações até morrem por causa da temperatura baixa. Manter um ambiente a 22º já é o suficiente para acabar com a atividade destes seres chatos.

Não apenas isso, mas já existem alguns aparelhos de ar split que contam com a função repelente de insetos. Eles fazem isso através de ondas ultrassônicas que incomodam os sentidos do mosquito e impedem que ele se coordene. O som é imperceptível para o ouvido humano.

Só o ar condicionado já é o suficiente?

Infelizmente não. Precisamos pensar que, além do incomodo, os mosquitos também são vetores de doenças que podem prejudicar bastante a qualidade de vida das pessoas. O mosquito da dengue, por exemplo, não faz zumbido. Ele não é chato, mas é perigoso.

Portanto, busque estar sempre protegido com o uso de repelentes e mantendo o seu quintal limpo e sem criadores do aedes aegypti.

Quer usar o ar para ficar livre dos mosquitos? Não deixe de acompanhar dicas para economizar com este tipo de equipamento!