Ar condicionado funcionando constantemente – Principais Causas

ar condicionado funcionando constantemente

O ciclo normal do ar condicionado é constituído por momentos de funcionamento e pausa. Após ligado, como o ar esfria o ambiente, ele desliga até que a temperatura suba mais uma vez. Porém, o ar condicionado funcionando constantemente, sem desligar é prejudicial e indica alguns problemas.

1. Tamanho e instalação inadequados podem ser prejudiciais

É importante começar o texto com esse fato: “um sistema de ar-condicionado de tamanho adequado e eficiente no uso de energia funcionará de forma contínua no verão para manter uma temperatura constante e desejada em sua casa. Esses sistemas operam em seu nível mais alto de eficiência quando podem realizar seu trabalho de forma livre.

Unidade muito pequena: Se o seu ar condicionado central é muito pequeno, então ele vai ter que trabalhar mais para esfriar a sua casa. Com o tempo, isso aumentará o desgaste da unidade e reduzirá sua vida útil. Você também nunca obterá a climatização desejada dentro de um ambiente, mesmo que o sistema funcione em potência máxima e de forma constante. Além disso, é possível que o sistema sofra danos graves e até mesmo quebre diversas vezes.

Unidade muito grande: Na contra-mão do item anterior, se o sistema for muito grande, não removerá efetivamente a umidade do ar em sua casa, resultando em uma climatização úmida e desagradável. O sistema tempos de execução mais curtos do que deveria e usar quantidades excessivas de eletricidade, resultando em contas de luz bem mais altas.

2. Verifique o seu filtro de ar

Quando foi a última vez que você trocou ou limpou o filtro de ar do ar condicionado?

Se já faz algum tempo, provavelmente ele está sujo e restringindo o fluxo de ar. Isso reduzirá a quantidade de ar frio que seu ar-condicionado pode produzir, o que, por sua vez, fará com que o ar-condicionado pareça funcionar mais durante as sessões. Quando o filtro de ar está entupido, todo o sistema tem que trabalhar muito mais para compensar o baixo fluxo de ar.

Um filtro sujo faz o sistema trabalhar mais, causando superaquecimento. Limpar os detritos e a sujeira desta peça ajudará no fluxo de ar e consequentemente melhorar todo o sistema. Limpe ou substitua seus filtros uma vez por mês ou conforme recomendado pelo fabricante.

Sem ar suficiente fluindo sobre as serpentinas, o sistema não pode remover a umidade e resfriar o ar até a temperatura definida, deixando o ar condicionado funcionando constantemente.

3. Serpentinas do ar cobertas de sujeira

Sujeira, pelos de animais e qualquer outro detrito bloqueia o fluxo de ar.

O principal problema relacionado ao baixo fluxo de ar é a falta de eficiência e possíveis problemas de manutenção.

O problema de sujeira nas serpentinas é um pouco mais difícil de ser resolvido. Por isso é recomendado a contração de profissionais de HVAC anualmente como uma forma de manutenção preventiva. Os técnicos verificam as serpentinas do condensador e da evaporadora para determinar se elas precisam de limpeza ou não.

As serpentinas do condensador precisam ser limpas porque estão expostas aos elementos do ar. Você pode manter a eficiência da serpentina do condensador no seu nível máximo com uma limpeza corriqueira.

As serpentinas da evaporadora são mais difíceis de alcançar. A verificação visual não é tão simples quanto as serpentinas do condensador. Mas eles também precisam de manutenção. Por isso é bom sempre contar com ajuda profissional.

4. Vazamentos de ar ou isolamento insuficiente

A má vedação ou isolamento insuficiente é outro fator comum que pode deixar o ar condicionado funcionando constantemente. Se a casa não estiver fechada enquanto o sistema ar estiver em uso, você está perdendo o ar climatizado, já que o ar frio tem tendência a sair do ambiente por quaisquer aberturas.