Ar condicionado inverter – Quais as principais vantagens

O ar condicionado inverter é uma nova tecnologia que está assumindo o mercado e se tornando preferência dos consumidores. Ao contrário dos condicionadores de ar convencionais, os invertes trabalham de forma continua, alternando a corrente e controlando a condensadora para evitar o desligamento total do motor.

Os parelhos convencionais trabalham esfriando o ar até uma certa temperatura. Quando a temperatura é atingida, o motor desliga, e quando ela sobe o motor liga mais uma vez para começar o processo de climatização e esfriar o ar novamente.

Porém, sempre que o motor liga, ele puxa mais energia do que se estivesse ligado em baixa potência. Acredita-se que ao ligar, o motor exige até 7 vezes mais energia do que ele precisa quando já está ligado.

O ar condicionado inverter conta com um inversor de frequência que garante que o aparelho se regule de acordo com a temperatura. Ele funciona com mais força para esfriar e fica quase que inerte quando a temperatura está ideal, mas nunca desliga completamente.

No fim do mês, por não desligar e ligar constantemente, é possível ter uma boa economia. Alguns profissionais da área até dizem que é possível economizar até 40% de energia em relação aos aparelhos convencionais.

Confira algumas das principais vantagens de usar o ar condicionado inverter e o que ele oferece para os consumidores.

As vantagens do ar condicionado inverter

Ar Condicionado Inverter
Os aparelhos Inverter são idênticos ao Split, mudando apenas a tecnologia de funcionamento.

Você já se perguntou quais são as diferenças entre um aparelho inverter e tradicional? Confira algumas vantagens e diferenças que fazem do inverter uma melhor opção para quem quer um sistema eficiente e econômico.

Amigo do meio ambiente

Uma das principais diferenças entre o inverter e o aparelho tradicional é o fato de que o motor do compressor do inverter tem velocidade variável, enquanto a velocidade do convencional é fixa. Ou ele trabalha na potência máxima ou está desligado. Já no inverter, um censor no inversor ajusta a energia para se adequar à temperatura do ambiente, abaixando o consumo de energia.

Isso quer dizer que você também ajuda o meio ambiente, já que ao economizar energia, também economizamos recursos naturais preciosos (como a água). Outra vantagem interessante é que os novos modelos de inverter estão sendo produzidos para o uso com gases refrigerantes que não agridem o meio ambiente.

Mais econômico

Por causa do método operacional sofisticado do inversor, o compressor não trabalha em força total o tempo todo. Quando o cômodo esfria, o compressor trabalha com menos energia e consequente gasta menos durante estes períodos.

Menos ruído que modelos convencionais

Como o compressor não fica ligando e desligando e trabalha em velocidades mais baixas, ele faz menos barulho. Os modelos splits convencionais já são bastante silenciosos, mas o inverter consegue oferecer ainda mais conforto auditivo.

Maior vida útil

O ar condicionado inverter tem uma vida útil mais longa. A ação de ligar e desligar qualquer aparelho desgasta bastante as peças, principalmente as eletrônicas. Como o inverter liga e desliga com muito menos frequência ele pode durar bem mais do que os modelos tradicionais.

Climatização mais rápida

Por último, mas não menos importante, os condicionadores inverter são capazes de esfriar um ambiente bem mais rápido que modelos tradicionais. Por se ajustar de forma dinâmica, ele faz mais força no começo da operação, alcançando um clima frio mais rápido.

Estas são as principais vantagens do ar condicionado inverter. O que achou? Já usou algum destes modelos? Você sabe se está na hora de substituir o modelo que você já possui?

Até mais, leitores.