Ar condicionado na cozinha – Quais as vantagens

ar condicionado na cozinha

Algumas pessoas podem achar que ter um ar condicionado na cozinha pode não ser algo possível. Muita gente nem ao menos considera esta possibilidade. Porém, é possível ter uma melhora no conforto térmico e pode ajudar bastante durante as longas sessões em que o fogão ou o forno ficam ligado.

A cozinha é sem dúvidas o ambiente mais quente de uma residência, quando em uso. Por causa do grande número de eletrodomésticos e de bastante calor, a cozinha pode ficar com uma carga térmica bem alta enquanto alguém prepara alguma refeição. Sendo o fogão e o forno os principais culpados da temperatura elevada na cozinha.

Porém, como a maioria do território nacional fica em lugares onde a temperatura é elevada, a cozinha pode se tornar um lugar desagradável nos dias mais quentes. Não é à toa que muitas cozinhas são equipadas com exaustores ou ventiladores de teto para diminuir o calor e retirar a fumaça do ambiente.

Ao remover os odores e o bafo quente dos alimentos, é possível diminuir bastante a sensação térmica da cozinha, amenizando o calor. Porém, os ventiladores não são totalmente adequados para este tipo de ambiente e também não são fortes e eficientes como os condicionadores de ar.

Por que usar um ar condicionado na cozinha?

A principal vantagem do sistema de climatização em relação ao ventilador na cozinha é a sua eficiência. Como já sabemos, os condicionadores de ar são superiores ao ventilador na hora de refrescar um ambiente. Para conseguir melhorar a sensação térmica é preciso colocar o ventilador em uma rotação alta, e ainda assim não será tão eficiente quando o ar.

O maior problema nisso está no fato de que a cozinha conta com centenas de objetos que podem ser assoprados facilmente. Desde papeis e plásticos até ingredientes leves, como o sal e a pimenta. Ou seja, não deve ser nada cômodo ter vento forte dentro da cozinha.

Outro problema nessa assoprarão toda fica por conta do risco de incêndios. É difícil, mas pode acontecer de papes e objetos inflamáveis serem empurrados para o fogão ligado, podendo causar acidentes.

O ar condicionado não conta com circulação de ar forte como a do ar condicionado, isso já garante a segurança do ambiente.

Quer saber mais uma vantagem de ter um ar condicionado na cozinha? Os sistemas de climatização desumidificam o ambiente, isso diminui bastante o número de bactérias no ambiente.

Por estar sempre renovando o ar por um ar fresco, o sistema de climatização também ajuda a melhorar o bem-estar na cozinha.

Está pensando em comprar um ar condicionado? Confira algumas dicas importantes para economizar com o seu aparelho!