Ar condicionado ou ventilador – Qual é melhor?

ar condicionado ou ventilador

Muito se discute sobre o ar condicionado ou ventilador. Existe quem defende a baixo custo dos ventiladores e existe quem prefere a eficiência em trazer conforto térmico do ar condicionado. Mas qual será o melhor dos dois, O ar condicionado ou o ventilador?

Ar condicionado ou ventilador – Qual é melhor?

Confira algumas vantagens e desvantagens de cada um.

Ventiladores

Os ventiladores são uma maneira barata de resfriar um ambiente, certo? Tecnicamente sim – e não. Eles custam menos para funcionar do que o ar condicionado. No entanto, eles não esfriam o ar – eles simplesmente o movem. Quanto mais rápido o ar se move sobre sua pele, mais ele evapora o suor, que é o mecanismo que seu corpo usa para se resfriar.

Embora eles não transformem uma sauna em uma geladeira em poucos minutos, os ventiladores de teto ajudarão a economizar na conta de luz.

Na verdade, a maioria dos ventiladores de teto consome aproximadamente 25 a 90 watts de energia, enquanto os condicionadores de ar centrais podem consumir de 2500 a 3500 watts. Muitos modelos mais novos vêm com um controle remoto para ajudar a ajustar a velocidade da mesma maneira que você controlaria o ar condicionado.

Ar-condicionado

Os condicionadores de ar podem pesar na sua conta de energia, mas eles são incrivelmente eficazes para resfriar a casa. Enquanto os ventiladores de teto trabalham para baixar a temperatura do corpo, os condicionadores de ar afetam a temperatura do ambiente como um todo.

Com ar-condicionado, você pode resfriar todo o ambiente em poucos minutos e melhorar a sensação térmica rapidamente. Porém, esta eficiência vem com um preço. Além do alto consumo, os condicionadores de ar precisam de manutenção regular para garantir que continuem a funcionar de maneira eficaz sem re-circular compostos orgânicos voláteis prejudiciais e partículas de poeira em toda a sua casa.

Já notou sua pele secar em um ambiente com ar condicionado? Isso não é surpreendente – como o ar está esfriando, seus níveis de umidade diminuem. Em um país que é naturalmente úmido, isso pode ser benéfico até certo ponto, mas períodos prolongados em um ambiente seco (especialmente durante o sono) podem causar desconforto físico.

Ar condicionado ou ventilador – Que tal usar os dois?

Sabemos que os condicionadores de ar são os principais estreças quando se trata de baixar as temperaturas rapidamente, e os ventiladores de teto são excepcionais em resfriar nossos corpos naturalmente sem quebrar o orçamento. Mas será que eles podem trabalhar juntos? Muito efetivamente, por sinal.

Hoje em dia é muito comum que as casas tenham unidades de ar-condicionado e ventiladores de teto, já que os dois funcionam bem em conjunto, baixando a temperatura inicial de um cômodo e depois circulando esse ar mais frio.

Com os dois usados ao mesmo tempo, nem o ventilador nem o ar precisam funcionar em ciclos mais altos. Uma vez que a temperatura do ambiente fique baixa, desligue o ar condicionado e deixe o trabalho para os ventiladores de teto.

Outra vantagem é que ambos espantam os temidos mosquitos!