Ar condicionado soprando ar quente – Principais Causas

ar condicionado soprando ar quente

Está com o ar condicionado soprando ar quente? Descubra quais são as principais causas.

Quando surgem problemas com o sistema de ar condicionado,  sempre queremos resolvê-los o mais rápido possível, em vez de esperar que eles piorem.

Isso significa que você deve aprender os sinais de alerta de que seu condicionador de ar está com problemas. Um dos mais óbvios, talvez perdendo apenas para um sistema completamente degradado, é um ar-condicionado soprando ar quente. É um problema alarmante, mas também pode não ser tão sério quanto parece, depende do caso.

Claro, existem alguns problemas bastante sérios que podem causar um ar condicionado para soprar ar quente. Confira alguns dos motivos para tentar afunilar as suas opções e ajudar a encontrar o problema.

Quanto mais tempo você esperar para resolver o problema, maior será o risco de sérios danos ao sistema.

Ar condicionado soprando ar quente – Casos menos graves

Vamos começar com boas notícias. Em certos casos, você conseguirá recuperar o ar condicionado sozinho. Na verdade, pode ser algo tão simples quanto apertar um botão. Sabemos que o que estamos prestes a lhe dizer parece muito óbvio.

No entanto, lembre-se de que a solução “óbvia” pode não ser tão óbvia quando você está lidando com um problema que parece grave.

A primeira coisa a fazer é verificar o seu termostato. Pode ter sido acidentalmente ligado no modo “somente ventilador”, deixando o sistema soprar ar quente e não condicionado por todo o ambiente. Se você usar uma bomba de calor ou ar condicionado 2 em 1 é possível que alguém o tenha ligado o aquecimento. Antes de chamar técnicos de ar condicionado, tente verificar o termostato ou o controle do ar condicionado para ver se está tudo certo.

Se tudo estiver certo com esses itens, então é hora de verificar a unidade externa (condensadora). Primeiro verifique se ela está ligando. É fácil saber se sim, por causa do barulho. Se você achar que a unidade externa não está funcionando, verifique o disjuntor.

O ar condicionado bem instalado sempre possui um disjuntor próprio. Pode ser que ele tenha desarmado por algum motivo. Ao ligar o disjuntor de novo, você pode conseguir que o sistema funcione corretamente mais uma vez.

Situações mais graves

Infelizmente nem sempre são soluções fáceis com um ar condicionado soprando ar quente. Um problema potencialmente sério que pode estar na raiz do problema é o vazamento de gás refrigerante.

O refrigerante evapora na serpentina do evaporador para extrair calor do ar que entra pelo sistema. Se não houver refrigerante suficiente no sistema devido a vazamentos, esse sistema não conseguirá resfriar o ar com eficiência.

Também é possível que os dutos de ar de um ar condicionado central estejam comprometidos. Nestes casos o sistema pode estar puxando ar quente de espaços não condicionados do ambiente para os dutos de ar.

Isso faz com que o sistema jogue ar quente por todo o ambiente. Seja qual for a situação, é preciso encontrar um profissional para ajudar o sistema a voltar a ter eficiência garantida.