Barulhos no ar condicionado – O que o seu aparelho quer te dizer?

Barulhos no ar condicionado

Não consegue ouvir a TV por causa dos barulhos no ar condicionado?

Alguns ruídos são normais, como um zumbido silencioso ou os sons do ar circulando pelas aberturas (o famoso ruído branco, que té nos ajuda a dormir). Porém, algumas vezes o sistema de ar produz ruídos estranhos e pode se tornar algo bem chato.

Sem contar a preocupação de que algo está errado. Para evitar a preocupação exagerada e ajudar a resolver o problema, é preciso saber o que o seu ar está “querendo te dizer”.

Barulhos no ar condicionado – os mais comuns

Confira quais são as causas comuns de ruídos em um sistema de climatização e o que você pode fazer sobre eles.

Barulho de algo chacoalhando

Entre os barulhos no ar condicionado, o barulho de chacoalho pu de algo solto é um dos mais comuns. Se ele vem da unidade externa, é provável que você tenha algum tipo de detrito no sistema, como um galho ou pedrinha. Embora a grade proteja seu sistema da maioria dos grandes detritos, ainda é possível que pequenas coisas passem por ele.

Desligue o sistema e corte a energia na unidade, depois remova os detritos, se for possível. Caso o objeto esteja em um lugar de difícil acesso, é melhor chamar ajuda profissional. Se você vir danos visíveis nas serpentinas de cobre do condensador, compressor ou ventilador, provavelmente será necessário realizar o reparo ou trocas de peças.

Se o chocalhar parece ser interno, na evaporadora, desligue o sistema e conte com a ajuda profissional. Na parte interna do ar condicionado é bem mais difícil de resolver estes problemas.

Chiado

Ouvir um assobio ou chiado provavelmente significa que o ar está escapando do seu sistema. Se o problem vem da evaporadora, o problema está nos condutores de cobre. Nos sistemas centrais, se o barulho vem das paredes, pode ser que os dutos estejam com algum vazamento. Isso não só pode causar ruído, mas também desperdiça dinheiro, já que o ar que deveria estar circulando por toda a sua casa está vazando.

O reparo do duto não é realmente um reparo que os proprietários podem fazer sozinhos. Ou seja, novamente é preciso contar com a ajuda de um profissional. Porém, se o ar não tiver dutos (como o é o caso do modelo de janela e o split), pode ser algum problema no filtro.

Normalmente, quando se ouve este ruído, é porque o filtro não está encaixado de forma correta ou o filtro possui o tamanho errado para o sistema e está causando problema na selagem do ar. Se este for o caso, o ar está passando pelo filtro ou ao redor dele, em vez de ser puxado através dele. Esse problema conta com uma correção simples.

A primeira coisa a se fazer é verificar que o filtro possui o tamanho correto e está instalado como deveria.

Batidas ou barulho de algo “raspando”

Um ar condicionado que está funcionando normalmente fará um barulho de zumbido baixo. Mas se você ouvir batidas, isso é um sinal de que algo está muito errado. Podem ser peças soltas, como o ventilador do motor, lâminas soltas ou tubos batendo.

O barulho de batidas ou algo raspando são um pouco mais sérios do que os outros na lista. As peças soltas, se não forem corrigidas, podem causar danos caros ao sistema. A melhor coisa a ser feita é desligar o sistema o quanto antes e ligar para o seu técnico.