Filtro do ar condicionado sujo com muita frequência

Proprietários responsáveis ​​sabem como limpar o filtro do ar condicionado sujo e fazer as devidas manutenções de acordo com o tempo determinado pelo fabricante. Mas às vezes, o tempo determinado não é bom o suficiente.

É possível que ao verificar seu filtro no momento da limpeza e descobrir que ele está completamente coberto de poeira, cabelo e outras partículas. Isso é normal, mas algumas vezes pode acontecer com mais frequência do que o normal.

Existem algumas causas comuns, bem como alguns procedimentos que você pode fazer para corrigir o problema com filtro do ar condicionado sujo.

Causas do filtro do ar condicionado sujo com frequência

Aqui estão algumas das razões típicas pelas quais um filtro vai entupir mais rápido do que deveria:

  • Pelos de animais – Se você tem um ou mais animais de estimação em casa, isso certamente está contribuindo para a sujeira do filtro de ar. Usar o aspirador de pó de forma diária e a escovação semanal dos animais de estimação podem ajudar bastante a reduzir este problema.
  • Sua ventoinha está ajustada para “Ligado” – Deveria haver duas configurações de ventilador no seu termostato – “ligado” e “automático”. Quando o ventilador está ajustado para “auto”, ele só é acionado quando o sistema está ativamente aquecendo ou resfriando sua casa. Mas quando está definido para “ligado”, ele funciona continuamente, o que significa que o ar está passando por esse filtro 24/7. Mudar para a outra configuração ajudará você a manter o filtro limpo por mais tempo.
  • Temperaturas extremas – Mesmo que o seu ventilador esteja ajustado para “auto”, temperatura extrema (seja quente ou frio) manterá seu sistema funcionando quase continuamente. Nestes casos, é necessário limpar o filtro com mais frequência mesmo. Não tem como brigar com a mãe natureza, não é mesmo?
  • Seu filtro tem uma classificação MERV alta – Quanto mais alta esta classificação, menores as partículas que o seu filtro pode capturar. Um filtro de fibra de vidro de baixo custo permitirá a passagem de partículas menores, ele não vai obstruir tão rapidamente quanto um filtro grosso e plissado que barra essas partículas. Mais grosso nem sempre é melhor – vai tornar o ar da sua casa mais limpo e fresco, mas acelera o desgaste da ventoinha do ar e pode reduzir a eficiência energética do seu sistema. Os filtros em si também são mais caros, e você pode precisar substituí-los com mais frequência. Um técnico ou empresa especializada pode ajudá-lo a avaliar suas opções e escolher o melhor filtro para o seu sistema e situação.
  • Casa empoeirada – Seja por causa de uma reforma recente ou apenas poeira acumulada em salas pouco usadas, qualquer coisa que você não passe o aspirador tem a chance de acabar no filtro.

filtro do ar condicionado sujo

Estas são as possíveis causas do filtro do ar condicionado sujo com muita frequência. Observe se algum destes problemas podem estar interferindo no funcionamento do seu equipamento!

Até mais leitores.