Climatizador ou ar condicionado – Qual escolher para a sua casa?

climatizador

Certamente, ao comprar um sistema de refrigeração para sua casa ou escritório, você se perguntou qual é a diferença entre um ar-condicionado e o climatizador. Muitas pessoas confundem o que realmente precisam e, muitas vezes, cometem o erro de comprar um dispositivo que não precisam ou não cobrem realmente suas necessidades.

Os climatizadores de ambiente estão cada vez mais populares graças ao seu consumo de energia mínimo e facilidade de instalação, mas eles são tão eficazes quanto um sistema de condicionamento de ar tradicional?

Aqui vamos ajudá-lo a entender e resolver suas dúvidas relacionadas às diferenças entre um ar condicionado e o climatizador, pois ambas as unidades são vendidas como sistemas de ar condicionado sem levar em conta que seu sistema para produzir frio é totalmente diferente

Como funciona um climatizador?

Os climatizadores de ar e sistemas de ar condicionado têm a mesma função: resfriar o ar e manter uma atmosfera fresca e agradável.

Ao contrário do ar condicionado, os aparelhos climatizadores arrefecem o ar filtrando o ar através da água, reduzindo assim a sua temperatura e produzindo ar frio e úmido. A unidade climatizadora absorve o ar quente da sala, filtra ele através de um filtro úmido e converte-o em ar fresco. Depois uma ventoinha assopra o ar de volta para o ambiente.

Vantagens e desvantagens do climatizador

A principal vantagem de usar um climatizador de ar é a redução de quase metade do consumo de energia, ajudando a economizar em nossa conta de eletricidade. No entanto, a eficácia do equipamento é limitada quando há altas temperaturas e umidade elevada.

Os climatizadores de ar não usam gases refrigerantes, eliminam a eletricidade estática do ambiente e mantêm uma umidade relativa muito confortável, mas uma vez atingida a umidade máxima, o dispositivo não resfriará mais. Ele também não poderá evaporar mais água nem arrefecer, sofrendo o risco de o calor ser mais alto no interior do quarto do que no exterior.

Um climatizador exige que renovemos o ar no ambiente com muita frequência para evitar que o ar úmido cause danos aos móveis e para garantir uma boa climatização.

Como funciona o ar condicionado?

Ao contrário do equipamento de climatização, o ar condicionado reduz a umidade no ambiente, produzindo ar frio e seco. O ar fornece uma temperatura controlada, selecionada pelo usuário. Quando essa temperatura é atingida, o ar desliga e só volta a funcionar quando o ambiente esquenta novamente.

O ar condicionado é capaz de realmente esfriar o ar, além de controlar a umidade do ambiente. Isso faz dele a melhor opção para lugares com alta umidade relativa do ar.