Como evitar os insetos no ar condicionado

insetos no ar condicionado

Confira como evitar insetos no ar condicionado da sua casa ou empresa

Para que um sistema HVAC funcione bem, deve haver alguma troca de ar interno e externo, o que pode fornecer uma abertura para as criaturas rastejantes entrarem para dentro de um imóvel. Embora um sistema bem mantido tenha inúmeras salvaguardas para evitar insetos dentro do ar condicionado, muitos hóspedes indesejados só precisam de uma pequena quantidade de espaço para entrar.

Os problemas de insetos variam de acordo com a região, por isso é útil saber quais pragas são mais comuns no seu ambiente. Geralmente, nas cidades, as baratas e as formigas são os principais causadores de problemas. Também é importante entender o que os atrai para os ambientes internos, como bloquear sua entrada e como eliminá-los quando invadirem sua casa. Felizmente, o que é bom para a prevenção de pragas geralmente também é bom para o seu sistema ar condicionado.

Como evitar os insetos no ar condicionado

Manter seu sistema HVAC e controlar pragas pode parecer duas preocupações completamente distintas, mas elas se sobrepõem de várias maneiras. A saliva, células da pele e excrementos deixados por pragas podem ser irritantes graves para asma e outras doenças respiratórias, criando um problema de qualidade do ar interior. E os roedores podem até mesmo mastigar ou construir ninhos em componentes sensíveis do sistema de climatização. Principalmente onde existe ar condicionado dutado.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para proteger sua casa enquanto cuida do seu equipamento de climatização:

  • Selar os pontos de entrada das pragas. Uma consulta com um profissional de controle de pragas geralmente envolve uma inspeção detalhada para descobrir por onde o inseto está entrando. Se as pragas estiverem usando seu sistema ar para obter acesso ao interior, um técnico pode ajustar as aberturas com telas de proteção. Os profissionais de HVAC também podem identificar as entradas, que geralmente resultam de aberturas grandes o suficiente para permitir a infiltração de insetos.
  • Sele o duto do ar condicionado. Com o tempo, algum material do duto pode degradar e falhar – especialmente a fita adesiva. Lacunas em seus dutos podem criar um caminho para as pragas urbanas, para não mencionar desperdício de energia valiosa.
  • Controle de umidade. Evite jogar água dentro e ao redor da casa, especialmente perto da condensadora de ar condicionado. Use desumidificadores em áreas onde a umidade é muito alta. Praticamente todas as pragas dependem da água para sobreviver. E quanto maior a umidade, maior a incidência dessas criaturas.
  • Controle Preventivo de Pragas. As inspeções semestrais de pulverização e controle de pragas ajudam a controlar possíveis infestações.