Como limpar o filtro do ar condicionado

limpar filtro do ar condicionado

Os aparelhos de ar condicionado são divididos em diversas peças e segmentos responsáveis pelo bom funcionamento do sistema de climatização. Uma destas peças é o filtro de ar. Saber como limpar o filtro do ar condicionado é importante, pois é um procedimento essencial para garantir a longevidade do aparelho e, principalmente, a qualidade do ar interno.

A boa limpeza desta peça garante que o ar ficará sem impurezas, trazendo um melhor bem-estar. Ele também evita que o equipamento tenha que trabalhar com “esforço”, o que aumenta bastante o consumo de energia. E como os condicionadores de ar não são muito econômicos, ter um gastando mais do que deveria não é uma boa ideia para o bolso.

A limpeza varia de acordo com cada fabricante em relação a periodicidade do procedimento. Mas é importante que seja feita pelo menos de dois em dois meses.

Como limpar o filtro do ar condicionado – Passo a Passo

limpar o filtro do ar condicionado

A limpeza dos filtros de ar é, na maioria das vezes, simplificada para que cada usuário possa fazer sem complicações. Porém, é importante acompanhar o manual da marca e do modelo para que a operação não seja feita de forma errada.

Apesar da limpeza ser diferente em modelos e marcas, é possível seguir algumas dicas gerais que funcionam para qualquer situação.

Confira o passo a passo de como limpar o filtro do ar condicionado

  • Passo um: Primeiro é preciso desligar o equipamento da rede de energia. Isso evita acidentes e danos ao usuário e ao aparelho.
  • Passo dois: Retire o painel frontal do ar condicionado (leia no manual quais são as etapas necessárias para realizar este procedimento). Limpe a área do painel com um pano seco, batendo para tirar a poeira acumulada no local.
  • Passo três: Retire os filtros do equipamento e os limpe com água morna, sem passar dos 48ºC. Jogue a água no sentido contrário da passagem de ar, a fim de tirar toda a sujeira presa nos poros da peça. Não utilize aspirador de pó e nem produtos químicos. Escovas e buchas também devem ser evitados. Eles podem danificar o filtro e consequentemente atrapalhar o funcionamento do ar condicionado.
  • Passo quatro: Deixe o filtro secar de forma natural ao sol.
  • Passo cinco: Recoloque o filtro no aparelho e feche o painel.

Lembrando mais uma vez que é muito importante ler as instruções de limpeza no manual do seu aparelho. Existem procedimentos diferentes para cada marca e modelo, todos eles estarão detalhados no manual.

Limpeza do ar condicionado

Saber como limpar o filtro do ar condicionado é um passo para a limpeza preventiva. Porém, existem muitas outras peças que exigem manutenção e limpeza. Porém, procedimentos mais profundos devem sempre ser feitos por profissionais da área.

A limpeza completa do ar também deve ser feita com a periodicidade recomendada pelo fabricante.

Estes são os principais passos para limpar os filtros do ar condicionado de forma rápida e simples. Também é importante lembrar que você nunca deve forçar nada. Se a tampa do painel não abre ou os filtros não saem, não tente fazer força. Reflita usando o manual para encontrar a maneira correta de fazer a limpeza.

Espero que tenha gostado e até mais, leitor!