Como saber o tipo de ar condicionado certo para você

tipo de ar condicionado escolher

Se você está pensando em comprar um ar condicionado ou trocar o modelo antigo por um novo. É necessário saber qual o tipo de ar condicionado você precisa.

Você pode achar que precisa exatamente da mesma unidade que tinha antes ou então de um split, já que é o tipo mais comum.

Na maioria dos casos isso é verdade, mas nem sempre. Aqui estão dois tipos diferentes a serem considerados.

  • Condicionadores de Ar Central: O tipo mais comum de unidade para ambientes comerciais. Um condicionador de ar central consiste em um condensador externo, um alimentador de ar interno e dutos. Pode não ser a melhor opção para uma residência, mas se você está procurando ar para comércios, pode ser uma boa opção.
  • Condicionadores de Ar split: Uma alternativa para aqueles que estão se atualizando de unidades de janela ou qualquer um que não queira o custo de dutos, um ar condicionado sem dutos esfria uma sala ou zona de quartos com uma unidade instalada na parede e uma unidade externa. Dependendo do tipo que você compra, uma unidade externa pode controlar várias unidades internas.

Procure por eficiência energética

Qualquer ar condicionado que você comprar para substituir uma unidade antiga será mais eficiente em termos energéticos. Ao substituir um condicionador de ar central, certifique-se de que tanto o condensador quanto a evaporadora sejam substituídos ao mesmo tempo. Os dois componentes foram feitos para trabalhar juntos. Se você alterar um e não o outro, seu sistema pode se tornar ineficiente.

O SEER (Classificação de Eficiência Energética Sazonal) é um fator importante para determinar o quanto sua nova unidade utilizará energia. O SEER é mais encontrado em modelos importados. Aqui no Brasil devemos ficar de olho no selo da PROCEL.

A eficiência é um dos pontos importantes na hora de escolher um tipo de ar condicionado.

O tamanho importa ao escolher o tipo de ar condicionado

A maioria das pessoas acredita que quanto maior o ar condicionado, melhor será para qualquer ambiente. Mas na hora de escolher um tipo de ar condicionado não é assim tão simples.

Um sistema que é muito grande liga e desliga com mais frequência, aumentando seus custos de energia, e não vai durar o suficiente para reduzir a umidade.

O tamanho da sua nova unidade não deve ser baseado apenas na metragem quadrada da sua casa. A carga de resfriamento também deve ser considerada.

Isso pode ser descoberto observando o tamanho da casa, a quantidade de isolamento e o tamanho das janelas, número de pessoas e posição em relação ao Sol.

Considerar o valor

Se você tem um orçamento flexível, há várias coisas que você pode querer considerar em relação ao custo. Pense em quão eficiente é o sistema e quanto você economizará em seus custos de energia a cada mês e ano.

Além disso, considere o valor acrescentado para a sua casa, se você pretende vender.

Que tal saber ou um pouco mais sobre o fim do R22?