Como desentupir o dreno do ar condicionado

desentupir o dreno do ar condicionado

O ar condicionado é um sistema complexo e que precisa de vários mecanismos para funcionar de forma correta. Um destes sistemas é o dreno do ar condicionado, responsável por levar a condensação para fora do ambiente.

Quando entupido, a água pode começar a pingar dentro de casa, causando diversos problemas para os moradores.

Como desentupir o dreno do ar condicionado

Confira algumas dicas para realizar o procedimento.

Avaliando a necessidade de desentupir o dreno

Um dreno da condensadora que esteja funcionando corretamente goteja sempre que o aparelho de ar condicionado está em uso. Geralmente localizado perto do compressor externo e preso à parede, o tubo de drenagem da condensadora é de ½ polegada ou ¾ de polegada de PVC. A ausência de um gotejamento lento provavelmente significa que o dreno está bloqueado.

Como uma proteção contra um tubo entupido que pode criar um transbordamento, muitas bandejas de drenagem têm um tubo alternativo que permite que a água escape para o exterior, geralmente sob os beirais. Se a condensação está saindo desse tubo, então é outra indicação de que o dreno principal está entupido. Hora de colocar as luvas e dar um jeito no problema.

Usando vinagre para limpar o dreno do ar condicionado

O tubo que sai da bandeja de drenagem geralmente inclui uma conexão em T com um plugue com rosca fácil de ser removido. A melhor maneira de matar as algas que crescem naturalmente na umidade é com uma dose de vinagre branco comum, algo fácil de encontrar e com baixo custo.

A técnica envolve a remoção do plug para despejar lentamente 100ml de vinagre dentro do tubo. A maioria dos drenos ​​do ar-condicionado demoram para obstruir por motivos naturais, levando até dois anos entre as limpezas.

Mas colocar o vinagre na linha de drenagem a cada poucos meses garante que ele permaneça limpo e funcional. O vinagre mata algas, mas pode exigir algumas horas de trabalho se o entupimento for severo. Usando um aspirador para limpar o dreno do ar condicionado

Usando o aspirador de pó para desentupir o dreno

Algumas vezes, o entupimento não é causado de forma natural, pelo acúmulo de pequenas algas no tubo. Em situações onde o dreno está entupido com objetos sólidos, é necessário remover a obstrução manualmente.

O aspirador pode ser usado para sugar o tubo, puxando a obstrução. Esta é uma maneira eficiente de resolver o problema. Mas vale lembrar que o aspirador deve ser dos modelos que podem aspirar água, para não danificar o aparelho.

Algumas vezes o dreno pode estar em situação crítica e precise de um reparo completo, ou até mesmo da troca de todo o sistema.