Dicas importantes para economizar com o ar condicionado

economizar com o ar condicionado

Confira algumas dicas importantes para economizar com o Ar Condicionado!

Em um país quente como o nosso, o uso do Ar Condicionado é cada vez mais comum e em muitos casos até mesmo necessário. Há regiões do Brasil onde a sensação térmica pode alcançar os 40º. Portanto, ter um equipamento para ajudar a combater os dias quentes é uma verdadeira mão na roda.

Porém, muita gente tem receio de adotar o uso de um ar condicionado por causa do seu consumo de energia. Felizmente, existem algumas dicas importantes que podem ajudar a economizar energia com o Ar Condicionado.

Procure sempre o selo Procel de Economia de Energia

O selo Procel está presente em todos os equipamentos eletrodomésticos. Ele tem uma marcação que vai de A até E, onde A representa o menor consumo de energia e E o maior.

Portanto, a primeira coisa a se fazer é dar preferência para equipamentos de ar condicionado que tenham o selo Procel na categoria A. Com este selo, você tem a certeza de que está comprando um produto que não vai gastar tanta energia e que vai ajudar a economizar com o Ar Condicionado.

Se preocupe com a instalação

A instalação correta de um aparelho de ar condicionado é um dos principais fatores de economia. Por exemplo, o condensador do equipamento (a parte externa) deve ser colocado em um local com boa circulação de ar, facilitando assim o condicionamento do ar e diminuindo o gasto de energia elétrica.

O ar condicionado de janela também deve ser instalado de forma correta, sem que nada abafe a parte traseira ou as laterais do equipamento.

Compre modelos que tenham recursos que ajudem na economia

A grande maioria dos aparelhos de ar condicionado “desligam” quando atingem a temperatura programada e religam quando ela volta a subir. Este é um recurso excelente e que pode ajudar a economizar energia, já que o aparelho não fica ligado diretamente.

Porém, esta economia pode ser melhorada com a ajuda de um timer, por exemplo. Com o timer é possível programar o ar condicionado para funcionar durante algumas horas e depois desligar. Assim, na hora de dormir por exemplo, é possível programá-lo para que ele não fique ligado durante a madruga, onde a temperatura geralmente é mais baixa.

Mantenha o bom isolamento do ambiente para economizar com o ar condicionado

Em residências, a regra para economizar com o ar condicionado é bem clara: deixe tudo bem fechado.

As portas e as janelas devem sempre estar fechadas, evitando que o ar quente do ambiente externo entre e “empurre” o ar frio para fora.

Mantenha o filtro do aparelho limpo e a manutenção em dia

OS filtros sujos atrapalham a passagem de ar, fazendo com o que o ar condicionado tenha que se esforçar mais para conseguir a mesma eficiência. Portanto, limpe os filtros de acordo com as especificações do fabricante e sempre realize a limpeza completa do aparelho com empresas especializadas.

Não deixe a temperatura do ar condicionado no mínimo

Alguns aparelhos podem chegar a temperatura mínima de 16º. Porém, esta é uma temperatura desnecessária para os seres humanos. Portanto, tente regular o seu equipamento para uma temperatura ideal (de 23º a 25º, também conhecida como “Temperatura de Maternidade”, por ser a temperatura ideal para o conforto de recém-nascidos).

É possível economizar sem deixar de aproveitar o ar frio no verão.

Estas são as principais dicas para garantir que o seu verão seja menos quente sem ter que se preocupar com uma conta absurda no final do mês!