Detalhes sobre o fim do R22 que podem afetar o seu dia-a-dia

fim do R22

Se seu condicionador de ar foi instalado antes de 2010 e você não sabe o que é o R22, então você provavelmente precisa ler este artigo!

O refrigerante é um produto químico que mantém o ar do seu sistema de ar condicionado frio, por isso é inquestionavelmente importante. A

maioria das unidades de ar condicionado com mais de 10 anos utiliza um refrigerante chamado R22, que é comumente identificado como Freon e é chamado por empresas e órgãos administradores do meio ambiente de HCFC-22.

Este refrigerante foi introduzido na década de 1950 e tornou-se o gás líder na indústria de aquecimento e resfriamento residencial.

O Protocolo de Montreal

Avançando algumas décadas e o mundo percebeu que esse gás estava ajudando no esgotamento da camada de ozônio da Terra.

Isso não é uma coisa boa. Assim, a EPA organização governamental dos Estados Unidos, em cooperação com outras agências e grupos em todo o mundo, iniciou uma fase de eliminação de muitos agentes destruidores da camada de ozônio como parte de um acordo internacional conhecido como Protocolo de Montreal.

O regulamento lista muitos HCFCs e CFCs (diferentes tipos de refrigerantes que destroem a camada de ozônio), mas o R22 é considerado um dos piores para o meio ambiente.

Calendário para o fim do R22

Em 2003, o fim da produção e importação do R22 começou. No início de 2010, a produção e importação de R22 tornou-se proibida.

No entanto, a manutenção dos atuais equipamentos existentes ainda é aceitável se houver um suprimento disponível do refrigerante.

Para confirmar a conformidade do público com a nova lei, todas as vendas do R22 devem ser adquiridas por um técnico certificado.

A produção e importação de R22 serão continuamente reduzidas por lei até 2020, quando toda a produção e importação serão eliminadas completamente. Apenas o refrigerante R22 reciclado estará disponível para atender os condicionadores de ar existentes após 2020.

Como fica o mercado após este fim?

Depois do fim desse gás refrigerante, os aparelhos usados que utilizam este gás terão aumento considerável na manutenção. É preciso tomar bastante cuidado quem possui estes equipamentos.

Talvez seja interessante considerar a troca do ar condicionado por um modelo mais novo. Pode parecer um gasto desnecessário de imediato, mas com a economia feita com o tempo, o equipamento acaba se pagando.