Como saber se gás refrigerante está vazando

Será que o gás refrigerante está vazando? Descubra como saber se está acontecendo este problema com o seu aparelho!

Saber quando o gás refrigerante do ar condicionado está vazando é importante. Além de ajudar a economizar no consumo de energia e melhorar a eficiência do sistema de climatização, consertar um vazamento também ajuda o meio ambiente.

Muitos condicionadores de ar usam o refrigerante R-22, altamente nocivo para o ar e o meio ambiente. Descobrir se o gás do ar está vazando e consertar é importante para preservar a qualidade de vida de todo mundo.

O gás refrigerante dos aparelhos de ar está sob constante pressão alta, e os tubos por onde ele passa acabam degradando com o tempo. Se o sistema acabar vazando, é preciso consertar o problema imediatamente e recarregar o que foi perdido. Dependendo do vazamento e do tempo que levou para consertá-lo, recarregar o gás do AC pode sair bem caro.

Por isso os checkups constantes nos condicionadores de ar são importantes. Quando as inspeções e testes e pressão são uma rotina, você pode descobrir problemas com vazamentos o mais rápido possível.

Porém, também é possível acompanhar alguns sinais de que o gás refrigerante está vazando no dia a dia, mesmo sem o uso de equipamentos específicos para este tipo teste. Confira.

Sinais de que o gás refrigerante está vazando

gás refrigerante está vazando

 

  • Ineficiência de resfriamento – Se o seu sistema começou a esfriar cada vez menos e está “sofrendo” muito nas horas mais quentes do dia, o vazamento de gás pode ser uma das principais causas.
  • Muita umidade no ar – Condicionadores de ar desumidificam o ar quando eles esfriam o ambiente interno. Quando há um vazamento de gás refrigerante, a capacidade de desumidificar é comprometida tanto quanto a capacidade de esfriar o ambiente.
  • Ciclos de climatização longos – Não é tão fácil notar que o seu ar está esfriando de forma muito lenta. Mas é importante prestar atenção no tempo que o motor fica ligado e se ele está funcionando em ciclos maiores do que deveria. Ciclos muito longos são um forte sinal de vazamento de gás refrigerante.
  • Contas cada vez mais alta – Se os sintomas descritos acima não tiverem sido percebidos por muito tempo, a primeira bandeira vermelha vai ser a conta de luz. Um sistema de ar ineficiente tem que trabalhar muito mais para refrigerar o ambiente, consequentemente custando muito mais no final do mês.
  • Gelo na serpentina da evaporadora – Um dos sinais mais claros de vazamento de gás refrigerante é o gelo nas partes metálicas da evaporadora.
  • Barulho de borbulho ou chiado – Se você consegue ouvir este tipo de barulho na condensadora (unidade externa do ar) enquanto ele está desligado, há fortes indícios para o vazamento de gás.

Alguns vazamentos de gás podem acontecer por danos do ambiente ou descuido na manutenção. Mas, até mesmo os condicionadores bem protegidos e com a manutenção em dia podem ter um vazamento depois de um tempo.

Por isso é importante ficar de olho nestes sinais e sempre se preocupar com a manutenção preventiva e checkups do sistema. Também é bom saber a hora de trocar o ar condicionado para evitar o uso de um sistema antigo e desatualizado.