Gelo no ar condicionado – Quais as principais causas

gelo no ar condicionado

O gelo no ar condicionado pode ser causado por várias coisas. Se a água estiver pingando do lado de fora do ar condicionado, isso é normal, especialmente quando está úmido. A água no sistema de ar condicionado se desenvolve a partir de vapores de condensação e é drenada na parte externa da unidade.

Por outro lado, se a água estiver pingando do seu ar condicionado para o interior do ambiente e a bandeja de drenagem sob a unidade estiver cheia ou transbordando, há grandes chances de haver gelo no ar condicionado.

Se você ouvir o que soa como pedaços de gelo caindo, semelhante ao que você ouviria se uma geladeira estivesse descongelando, provavelmente há gelo na unidade que pode danificar seriamente o sistema. Desligue o sistema de climatização e solicite imediatamente a reparação do ar condicionado.

O que causa o gelo no ar condicionado?

Às vezes há gelo no ar condicionado porque o sistema precisa de gás refrigerante. Se o ar condicionado precisar de refrigerante, provavelmente tem vazamento nos tubos de cobre.

Este defeito deve ser corrigido o mais rápido possível e, em seguida, novo refrigerante deve adicionado para evitar novos problemas com a falta de eficiência.

Vazamentos de refrigerante não se conserta, sozinhos e adicionar mais refrigerante sem selar o vazamento não resolve o problema. Apenas gasta mais dinheiro.

Uma indicação de um vazamento de gás refrigerante é que sujeira e manchas aparecem na unidade, além de um barulho de borbulhas quando o aparelho está desligado.

Gelo pode se formar no ar condicionado se a serpentina da evaporadora estiver suja. Se a bobina estiver suja, o sistema deve ser desligado até que a serpentina da evaporadora possa ser limpa ou substituída.

Continuar a operar a unidade pode danificar o compressor e outras partes do sistema. Se o dano for grave, talvez seja necessário substituir todo o equipamento. O AC ainda pode funcionar se você continuar a usá-lo, mas vai gastar muita eletricidade e fornecer muito pouco ar frio.

Existem outras razões pelas quais há gelo no ar condicionado. Entre elas estão:

  • Filtros sujos
  • Entupimentos no sistema
  • Válvulas quebradas ou danificadas
  • Problemas com o ventilador ou motor do ventilador
  • Fluxo de ar pobre
  • Aberturas ou registros fechados
  • Usar o ar condicionado quando a temperatura externa já está muito baixa
  • Problemas do termostato
  • Um sistema de drenagem bloqueado