Sinais de que está na hora de trocar o ar condicionado

Hora de trocar o ar condicionado

Como qualquer outro equipamento tecnológico, o Ar Condicionado também tem um tempo de vida útil e precisa ser substituído depois de um certo tempo. As vezes podemos pensar que vale a pena ficar consertando e mantendo um aparelho antigo, mas realmente, eventualmente chega a hora de trocar o ar condicionado.

Mas quando exatamente este momento chega? Qual é a melhor hora de trocar o ar condicionado? Continue com a gente e veja alguns dos sinais que está na hora de substituir o seu fiel aparelho de climatização.

Sinais de que está na hora de trocar o ar condicionado

Sempre chega a hora de nos desfazer de alguns produtos mais antigos e trocar por novos. Para alguns é uma tarefa difícil, mas ainda assim necessária. Confira a lista dos sinais de que o seu AC já está fazendo hora extra.

O aparelho já não é tão bom quantos os aparelhos novos

Vamos começar pelo mais óbvio. A tecnologia evolui de forma constante, sempre trazendo novidades e melhorando equipamentos que já conhecíamos. A 10 ou 15 anos atrás, a tecnologia dos aparelhos de climatização não era tão avançada. Eles consumiam mais e eram menos eficientes e até mais poluidores do que os atuais.

Portanto, se você tem um aparelho antigo e que é claramente inferior que os novos, seja na eficiência ou economia. Então está na hora de atualizar!

O seu aparelho tem mais de 10 anos

Segundo um consenso geral, os aparelhos de HVAC (aparelhos de climatização em geral) possuem uma vida útil de até 15 anos, até mesmo os impecavelmente bem-cuidados. Portanto, quando o aparelho está próximo desta idade, é preciso começar a pensar em um substituto antes que ele chegue ao fim da vida de vez.

Hora de trocar o arc condicionado
Como todos os outros equipamentos, os condicionadores de ar também envelhecem.

Ele ainda utiliza o refrigerante R-22

O R-22, também chamado de Freon, é um refrigerante que era comumente usado em sistemas de climatização. Porém, em 2010, como parte do esforço de limpar a Camada de Ozônio, a EPA (Enviromental Protection Agency, órgão federal de proteção ambiental dos Estados Unidos), determinou que o R-22 é prejudicial ao meio ambiente.

Apesar de ter sido uma determinação local dos EUA, ela também interfere com o mercado brasileiro. Podemos esperar que os aparelhos com base neste refrigerante logo deixem de existir.

O R-22 será cada vez mais caro e manter um aparelho que funciona com este gás também vai ficar mais difícil.

O consumo está cada vez maior

Se o consumo do ar está cada vez mais alto, sem o aumento no uso, então pode ser que esteja na hora de trocar a equipamento. O consumo elevado não correspondendo ao uso é um dos principais sinais de que já está na hora de trocar o aparelho.

Se ele está indo para o conserto com mais frequência e o serviço de reparo está cada vez mais caro, então talvez seja a hora de trocar o ar condicionado. Se continuar assim, eventualmente o valor gasto com os reparos será mais alto do que o preço de um equipamento novo.

Sistema barulhento

Um sistema de climatização, mesmo novo, pode fazer muito barulho e este é um indicativo importante de que tem algo errado. Na grande maioria das vezes, equipamentos barulhentos são sinais de tamanho inadequado.

Ou você comprou um equipamento muito pequeno ou muito grande. Saber o tamanho certo do equipamento é um dos principais passos para um sistema eficiente e econômico.

Caso alguns destes “sintomas” esteja afetando o seu aparelho, talvez seja hora de substituí-lo por um mais moderno. Espero que tenham gostado!

Que tal algumas dicas sobre como economizar com o Ar Condicionado?

Até mais!