3 coisas que podem interferir na qualidade do ar interno da sua residência

Interferir na qualidade do ar

Confira o que pode interferir na qualidade do ar de um ambiente.

Quando o assunto é a qualidade de ar de interiores, existem muitas coisas que devemos considerar. O ar dentro dos ambientes fechados se tornou uma grande preocupação recentemente. Pesquisadores acreditam que o ar de interiores é um dos principais causadores da poluição total de ares, além de serem prejudicais para o meio ambiente e auxiliar no efeito estufa.

Sem contar o problema direto mais óbvio: ar de baixa qualidade leva a problemas de saúdes que, com o tempo, podem ser tornar gravíssimos.

Confira três coisas que podem interferir na qualidade do ar interno.

3 coisas que podem interferir na qualidade do ar interno da sua residência

Estes são alguns itens ou ações que podem atrapalhar na qualidade do ar que você respira. Diminuir o uso deles pode ser uma boa ideia à longo prazo.

Produtos químicos agressivos

A limpeza diária é a chave para garantir a melhor qualidade do ar possível, principalmente em ambientes com condicionadores de ar. Porém, nem sempre usamos apenas a vassoura e a pazinha para fazer esta limpeza, as vezes contamos com a ajuda de produtos químicos.

Ao limpar qualquer superfície, use sempre substâncias naturais, como o vinagre branco e o bicarbonato de sódio. Químicos agressivos podem contribuir para a baixa qualidade do ar de interiores e causar problemas respiratórios a longo prazo.

Evitar o uso deles na sua rotina é uma excelente dica de segurança.

Carpetes

Usar o aspirador de pó pode ajudar a limpar a superfície dos carpetes, mas este tipo de piso tem o hábito de segurar bastante partículas de sujeiras, além de ser um ambiente ótimo para a proliferação de ácaros.

Se a sua casa ou escritório tiver carpetes, considere substituí-lo por cerâmica ou até mesmo tacos de maneira. Qualquer tipo de chão que pode ser facilmente limpo com um pano úmido é uma opção mais saudável que o carpete.

Animais no quarto

Mesmo se você limpar o seu quarto toda a semana, partículas vindas dos animais podem acumular de forma fácil, tanto no chão quanto nas roupas e móveis. Para melhorar a qualidade do ar do seu quarto, a melhor coisa a se fazer é evitar que os animais fiquem muito tempo no ambiente.

Se você não quiser abandonar a companhia dos filhos peludos, é importante redobrar os cuidados com a limpeza. É importante limpar bem a roupa de cama, fronhas dos travesseiros e qualquer outro tipo de mano de forma semanal.

O filtro do ar condicionado nestes ambientes também precisa de muito mais cuidado, sendo necessário mais limpezas (no caso dos reutilizáveis) e trocas mais constantes (no caso dos descartáveis).