Como manter um ar condicionado antigo em bom estado

manter um ar condicionado antigo

Confira algumas dicas para manter um ar condicionado antigo em bom estado.

Um aparelho de ar condicionado trabalha duro durante o tempo todo. Então não é nenhuma surpresa quando um ar condicionado antigo precisa lutar para manter a funcionalidade e a eficiência.

Como um proprietário, há muitas coisas que você pode fazer para manter um ar condicionado antigo em bom estado de funcionamento. Realizar essas tarefas regularmente pode ajudá-lo a cuidar do seu antigo ar-condicionado e pode prolongar a vida útil em meses ou anos.

Mude o filtro de ar de forma correta

O filtro de ar limpa o ar que flui através do sistema de climatização. Ele é importante para melhorar a qualidade doar interno. Além disso, este filtro impede o acúmulo de pó no ar condicionado e seus sistemas principais facilitando bastante o trabalho do sistema de climatização.

A maioria dos fabricantes recomendam que o filtro seja limpo (ou trocado no caso dos descaráveis) a cada 3 meses para uso comum. E até uma vez por mês em caso de uso continuo e em ambientes empoeirados. Substituir o filtro do ar condicionado é geralmente uma tarefa fácil. Propositalmente facilitada pelo fabricante para que o usuário possa fazer sem a necessidade de um profissional. Basta seguir as instruções do manual para garantir que o filtro seja limpo ou trocado de maneira correta. Cada marca possui métodos diferentes, mas sempre tudo bem explicado no manual.

Limpe a condensadora para manter um ar condicionado antigo

Seu ar condicionado funciona absorvendo o calor de dentro da casa e, em seguida, liberando o calor para fora. É por isso que é possível notar o condensador do ar-condicionado soprando ar quente.

As serpentinas do condensador, encontradas dentro da parte externa, devem permanecer limpas para funcionar adequadamente. Se ficarem sujas, fica mais difícil para a unidade liberar ar quente. Assim, serpentinas sujas reduzem a eficiência do condicionador de ar e podem encurtar sua vida útil.

Controlar a temperatura

Você pode reduzir seu uso do sistema de ar em até 10% apenas aumentando ou diminuindo seu termostato. Usar temperaturas mais altas no verão, mesmo que poucos graus, pode economizar bastante energia, além de evitar o desgaste prematura do equipamento. NADA

Basta encontrar uma temperatura confortável, sem precisar abaixar muito. Alguns especialistas recomendam por volta dos 24º centígrados.

Faça a manutenção preventiva profissional

Conte com um profissional ou uma empresa de ar condicionado para realizar a manutenção preventiva anual, além de preparar o equipamento.

Assim é possível identificar problemas antes que eles se tornem graves e evita potenciais perdas totais ou outros danos gravíssimos. A manutenção preventiva é a melhor maneira de preservar um ar condicionado antigo.