Manutenção preventiva de ar condicionado é necessária?

manutenção preventiva de ar condicionado

Saber se a manutenção preventiva de ar condicionado é necessária depende de uma pergunta simples. Você quer um desempenho terrível do seu sistema de climatização? Dificilmente é isso que um proprietário gostaria de ter em seu sistema de climatização.

Porém, muitos, sem saber, sabotam o ar condicionado por falta de manutenção preventiva. Como qualquer outro sistema complexo, a manutenção preventiva é importante. Este tipo de manutenção é o principal fator para garantir a longevidade e eficiência do sistema.

Somente com ajustes regulares de ar condicionado o sistema atenderá as demandas de carga de climatização.

A manutenção preventiva pode ser na sua grande parte feita pelo próprio proprietário. Por exemplo, a limpeza do filtro, feita de forma rápida e simples em casa, é a principal manutenção preventiva do sistema.

Porém, outros fatores, como o nível do gás e possíveis vazamentos, exigem conhecimento que apenas profissionais qualificados e treinados podem oferecer. Recomenda-se que um profissional realize a manutenção preventiva pelo menos uma vez por ano.

No que consiste a manutenção preventiva de ar condicionado?

Existem algumas tarefas que você pode gerenciar sozinho quando se trata da manutenção do sistema de climatização, como já dissemos.

Você pode, por exemplo, além de limpar o filtro, limpar a mangueira de condensação e certificar que a unidade externa está livre de folhas e galhos. Se houver grama, poeira ou pedaços de folhas presos nas grades do lado de fora da condensadora (unidade externa) também é possível retirá-las.

Essas são tarefas importantes, mas elas apenas tocam na superfície em termos da manutenção que seu sistema de ar condicionado exige. Em um ajuste profissional, é verificado os níveis de refrigerante. São testados componentes como contatos elétricos, motores e compressor para garantir o funcionamento adequado.

Também é feita uma limpeza profunda em todo o sistema, além de poder trocar peças que podem estar ameaçando o sistema. Também é feito a lubrificação de peças móveis conforme necessário. A manutenção completa é algo que apenas profissionais podem oferecer para um sistema.

Quais as vantagens da manutenção preventiva de ar condicionado?

Há muitas vantagens, e cada uma é mais que suficiente para justificar o custo benefício da manutenção preventiva.

O primeiro grande benefício da manutenção de rotina de ar condicionado é simplesmente que seu sistema funcionará melhor.

Ao ligar o ar condicionado é preciso saber que ele funcionará de forma confiável e eficaz. Isso só vai ser o caso se o seu sistema for mantido em ótimas condições de trabalho.

Claro, existem algumas outras vantagens além do funcionamento eficiente condicionado. Outra das vantagens é performance excelente e mais economia! Ao manter o sistema funcionando com eficiência é possível ter a melhor performance pelo menor preço.

Com as peças em boas condições e com a manutenção em dia o sistema força muito menos para conseguir climatizar e consequentemente gasta menos.

Finalmente, há a questão da confiabilidade e da expectativa de vida do sistema. Sem a manutenção preventiva, as peças começam a se desgastar com o tempo e o uso. Isso faz com que o tempo de vida do sistema diminua gradativamente.

Apesar de poder trocar peças que quebram, quando mais o sistema tem quebras, mais ele sofre. Algumas veze, trocar uma peça velha sai apenas uma fração do preço de recuperar o estrago que ela faz quando quebra. Com o tempo, a falta de ajustes anuais reduzirá a vida útil do sistema e aumentará o risco de problemas operacionais com o sistema.