Os benefícios da manutenção regular do ar condicionado

Uma das melhores maneiras de garantir o desempenho consistente e eficiente de seu condicionador de ar é com um cronograma de manutenção regular do ar condicionado que inclui a limpeza periódica dos componentes do sistema.

A manutenção anual preventiva deve ser realizada no início de cada estação mais quente por um profissional licenciado e experiente para garantir uma operação segura e confiável e evitar quebras no meio da temporada e reparos caros. Mas há uma série de etapas que um proprietário pode tomar durante a estação de resfriamento para maximizar conforto e eficiência. Aqui estão algumas dicas de limpeza do ar condicionado para você começar.

Os benefícios da manutenção regular do ar condicionado

Como qualquer equipamento complexo, o equipamento de HVAC requer manutenção preventiva e limpeza para garantir o máximo desempenho. Benefícios adicionais incluem:

Maior eficiência

Uma unidade ar suja ou negligenciada precisa trabalhar ainda mais para fornecer ar frio e condicionado e controlar os níveis de umidade interna. Uma vez que os componentes do sistema tenham sido limpos, o fluxo de ar e a eficiência são instantaneamente melhorados.

Economia

À medida que seu ar-condicionado trabalha para atender à demanda de ar frio, peças sujas ou desgastadas podem prejudicar seu progresso, aumentando desnecessariamente o custo da energia. Uma unidade limpa e bem conservada também requer menos reparos, economizando ainda mais.

Fluxo de ar aprimorado. O fluxo de ar pode ser impedido por um filtro sujo, soprador, serpentinas ou dutos com muita poeira, diminuindo o conforto e a eficiência.

Ar mais limpo. Um filtro de ar sujo ou entupido introduzem e circulam partículas como poeira, esporos de fungos, pelos, pólen e outros alérgenos em todo o seu espaço vital.

Tempo de vida prolongado

Os componentes sujos se desgastam mais rapidamente que os limpos, devido ao atrito prolongado e ao estresse em sima do material. Esses são fatores que podem encurtar a vida útil de seu equipamento.

Dicas de Limpeza de Ar Condicionado

A maioria da limpeza pode ser feita pelo dono da casa, mas se você não conseguir limpar a sua unidade de AC, não deixe de entrar em contato com um profissional da área. Lembrando que a limpeza periódica é a principal manutenção regular do ar condicionado.

Limpando a condensadora

  • Desligue a energia na unidade externa ou no painel elétrico principal para segurança.
  • Limpe a área ao redor e acima da unidade, removendo grama, folhagem e detritos. Lembrando que a condensadora deve ter um espaço de pelo menos 60 centímetros para todos os lados, garantindo um bom fluxo de ar.
  • Limpe as aletas do condensador que são as lâminas metálicas finas que rodeiam a unidade externa (estas alhetas são bastante frágeis, por isso seja cuidados para garantir que não sejam dobradas ou quebradas). Verifique o manual para determinar como remover a caixa externa para acessar as aletas e aspire com uma escova macia.
  • Coloque as coberturas novamente e feche a unidade externa como o manual instruí.
  • Restaure a energia e verifique se a unidade está funcionando de forma correta.

Limpando a unidade interna (evaporadora)

  • Novamente desligue a energia na unidade externa ou no painel elétrico principal para segurança.
  • Verifique o filtro do ar condicionado e limpe ou substitua conforme necessário.
  • Abra o compartimento do soprador e aspire qualquer poeira ou detritos visíveis.
  • Se a evaporadora tiver aletas metálicas, como a unidade externa, tome o mesmo cuidado para que elas não sejam danificadas.