Mau cheiro no ar condicionado – O que pode ser e como corrigir

mau cheiro no ar condicionado

Problemas com mau cheiro no ar condicionado?

As principais funções do seu sistema de ar condicionado são controlar a temperatura e o fluxo de ar – não os odores do ambiente. E de vez em quando, você pode notar que o ar que sai da evaporadora tem um cheiro estranho.

Certos odores são temporários e inofensivos, enquanto outros podem ser persistentemente irritantes ou até mesmo sinalizar um problema sério no sistema de climatização. Preste atenção a esses odores quando notar ele no ambiente. Tente buscar o motivo para evitar correr riscos de saúde.

Mau cheiro no ar condicionado – O que pode ser e como corrigir

Confira se o mau cheiro no ar condicionado pode estar relacionado com alguns dos problemas abaixo.

Cheiro de fumaça

Um cheiro repentino e inexplicável de fumaça pode ser sinal de defeito. Muitas vezes este mau cheiro no ar condicionado pode ser rastreado até algum problema mecânico ou elétrico na evaporadora ou condensadora. Peças móveis como o motor e o ventilador têm o potencial de superaquecer ou até pegar fogo. O aparelho também pode estar com algum curto e queimando o isolamento dos fios.

Se você sentir o cheiro de algo queimando e achar que o odor está vindo do ar, desligue o sistema no termostato e verifique a unidade externa. Se você puder ver qualquer fumaça ou sentir cheiro de queimado na evaporada, mantenha o sistema desligado e chame um profissional de reparo imediatamente.

Cheiro de tabaco e cigarro

Se alguém fuma dentro de casa, o sistema de climatização fará o cheiro circular por toda parte. Inclusive dentro do próprio sistema. O cheiro de fumaça velha pode ficar preso às serpentinas do condensador e deixar uma camada odorífera dentro dos dutos de ventilação. Isso pode ser difícil de perceber se você está vivendo com um fumante. Na maioria das vezes este é um problema quando uma família não-fumante compra um sistema usado. Ou recebe um hóspede com este hábito.

Empresas especializadas têm métodos especiais de limpeza que podem ser usados ​​para limpar os dutos. Isso deve ajudar a controlar o odor. Desodorizar as serpentinas pode ser mais difícil, mas a limpeza e a manutenção completas podem fazer uma grande diferença.

Cheiro de umidade e mofo

Se o odor que vem da evaporadora cheirar a mofo e bolor, a má notícia é que provavelmente é exatamente isso que você está cheirando. Mofo e bolor também podem se formar em bobinas e em dutos. Quando deixados sem o reparo correto, eles pode se espalhar para outras partes da sua casa. Existem várias causas potenciais para este problema, incluindo tubos de drenagem bloqueados, isolamento insuficiente e dutos com vazamento. É importante corrigir o problema com uma limpeza devida.

A limpeza é fundamental, porque esporos de mofo e bolor podem ser distribuídos em toda a sua casa pelo seu sistema de ar. Isso não cria apenas um cheiro de mofo – é um perigo para a saúde.