O que você nunca deve fazer com o ar condicionado

nunca deve fazer com o ar condicionado

Veja o que você nunca deve fazer com o ar condicionado.

O seu ar condicionado é um dos equipamentos mais caros e mais importantes encontrados no ambiente. Atualmente, com a popularização destes sistemas e até difícil imaginar como é ficar sem eles para refrescara casa.

Não dá para negar a importância do ar condicionado para o dia-a-dia. Com isso em mente, é preciso entender o que você nunca deve fazer com o ar condicionado para que ele tenha longevidade garantida possa climatizar um ambiente por anos!

Confira 3 coisas que você nunca deve fazer com o ar condicionado caso você o queira funcionando por bastante tempo.

O que você nunca deve fazer com o ar condicionado

Felizmente não é uma tarefa tão difícil manter o seu ar condicionado de forma eficiente e garantindo que ele funcione por bons anos. Confira quais são as principais dicas para manter o ar condicionado funcional por mais tempo.

Nunca sufoque a condensadora

A condensadora, também chamado de motor ou parte externa, é responsável por fazer todo o trabalho duro do ar condicionado. Ela é responsável por resfriar o ar e realizar todo o processo de condensação. Um dos principais fatores determinantes para o bom funcionamento desta peça é o fluxo de ar.

É preciso garantir que o fluxo de ar para a condensadora seja 100% livre. Não deixe arvores ou qualquer outro tipo de bloqueio próximo da condensadora. Ao ter a passagem de ar restrita, o ar condicionado tem que trabalhar com muito mais força e acaba não só gastando mais energia, mas também desgastando todas as suas peças.

Nunca lave a condensadora com lavadora de alta pressão

Limpar a condensadora é importante para garantir que você não tenha problemas com detritos ou com sujeira. Algumas partículas podem prejudicar o ar condicionado e o funcionamento das peças menores. Porém, lavar com a máquina de pressão pode danificar componentes.

Sem contar que a água pode entrar em diversos lugares que não deveriam e acabar fazendo o sistema parar de funcionar.

Nunca tente diagnosticar problemas sem ajuda profissional

Apesar de ser possível saber qual problema está afetando o seu condicionador de ar, nem sempre é bom confiar no olho ou em informações da internet. O melhor é sempre contratar um profissional de HVAC para resolver qualquer problema.

Porém, além disso, é necessário realizar manutenções preventivas pelo menos uma vez por ano para garantir que o seu ar condicionado esteja sempre em boa forma.