O ar condicionado é seguro para bebês?

ar condicionado é seguro para bebês

O ar condicionado, que antigamente era um luxo, hoje é um dos principais eletrodomésticos residências e comerciais e um equipamento importantíssimo para garantir o conforto e a temperatura térmica das pessoas. O mesmo serve para os recém-nascidos, mas será que o ar condicionado é seguro para bebês?

Na verdade, os aparelhos condicionadores de ar são bem seguros para os bebês. Claro que, assim como nos adultos, o aparelho precisa estar regulado para a melhor temperatura possível e também precisa estar com as manutenções em dia.

Então, o ar condicionado é seguro para bebês?

Sim, pode! A não ser que haja alguma restrição previamente informada pelo pediatra. O ar pode ser usado sem nenhum medo. Aliás, alguns profissionais da saúde até acreditam que o ar condicionado ajuda no fortalecimento e desenvolvimento de recém-nascidos.

Isso acontece porque as crianças muito pequenas não possuem uma boa capacidade de troca e de calor pelos mecanismos do corpo. Ou seja, eles precisam de todo o auxilio na hora de controlar a temperatura. Não é à toa que quartos de maternidade possuem aparelhos de climatização.

Os ventiladores não são tão recomendados para esta função, já que eles podem circular muita poeira e detritos no ar.

Mas é preciso bastante cuidado para garantir que o ar condicionado é seguro para bebês. Os dois principais cuidados estão no controle de temperatura e na manutenção preventiva do equipamento.

A temperatura ideal para recém-nascidos é a mesma que a temperatura para os seres humanos: Por volta dos 24º, com variação de um grau para cima ou para baixo.

Esta é uma temperatura perfeitamente equilibrada e que não causa nenhum tipo de risco para a saúde. Também é preciso se preocupar com a limpeza dos filtros e das peças do ar condicionado.

Filtros sujos podem circular muita poeira e agentes nocivos dentro do ambiente. Quando o assunto é recém-nascidos, temos que manter a qualidade de ar interior a melhor possível.

Outra dica muito importante! Nunca deixe o bebê em uma posição onde bate vento diretamente sobre ele. Isso pode ser prejudicial e deve ser evitado ao máximo.

Cuidados os pais devem tomar com o ar-condicionado no quarto dos bebês?

Além da manutenção constante e da preocupação com a temperatura, também é necessário tomar alguns cuidados extras para ter a certeza de que o ar condicionado é seguro para bebês.

Entre os principais cuidados, estão:

  • Não deixar o ar condicionado ligado durante toda a noite;
  • Colocar roupas que protegem o bebê da temperatura ambiente;
  • Instalar o parelho deve ser instalado na parede contrária ao berço;
  • Quando possível, o uso do aparelho deve ser combinado ao uso do umidificador;

O ar condicionado é seguro para bebês. Mas não deixe de acompanhar estes procedimentos de segurança.