Como limpar o reservatório de água do climatizador portátil

reservatório de água

Ao usar um refrigerador de ar portátil continuamente por muito tempo sem trocar a água, causará odores desagradáveis, afetando até mesmo a saúde dos usuários, porque a água não é mais higiênica. Em climas quentes e úmidos, o reservatório de água que não é limpo regularmente, trazem as condições ideais para o crescimento de bactérias.

Portanto, você deve esvaziar periodicamente o tanque de água e higienizar o reservatório de água aproximadamente a cada 3 dias. É preciso garantir que o tanque de água esteja sempre limpo para que não se torne o ambiente ideal para a reprodução das bactérias.

Passo 1: Remover painéis de arrefecimento e o reservatório de água

Desligue completamente o equipamento de climatização. Em seguida, retire os painéis de resfriamento do climatizador de ar.

Passo 2: drene a água do reservatório do refrigerador de ar

Abra a válvula de drenagem se o refrigerador de ar portátil tiver um. Se um tanque de água destacável, é só retirar ele do compartimento, esse é um procedimento fácil, mas vale sempre checar o manual de instrução do fabricante.

Passo 3: Escove o interior do cooler

Use um pano macio ou uma esponja para escovar o interior do climatizador de ar. É importante fazer a escovação porque alguns detritos podem infiltrar no sistema e acabar causando bloqueios do fluxo de ar ou da passagem de água. Lembrando que não precisa fazer muita força e de preferência use a parte amarela das esponjas de lavar louça.

Etapa 4: Molhe o reservatório de água com vinagre.

Encha o tanque com uma solução 50/50 de água e vinagre, deixe o vinagre descansar no tanque por uma hora. Você também pode lavar o reservatório de água com sabão neutro e água morna.

Etapa 5: Esfregue o reservatório de água.

Use uma escova ou pano para limpar o fundo do reservatório. Lave com água limpa depois de terminar de esfregar.

Limpe o painel de resfriamento

Os painéis de resfriamento (também conhecidas como trocadores de calor) são componentes importantes na operação do climatizador para garantir que o o ar realmente fique mais frio e cause uma melhor sensação térmica dentro do ambiente.

Passo 1: Mergulhe os painéis em uma solução com suco de limão ou vinagre

Mergulhe-os em uma mistura de água e suco de limão por 30 a 60 segundos. O vinagre funciona da mesma forma, combinando água e vinagre em uma solução de proporção 50-50.

Nota: Você pode usar vinagre, mas o cheiro pode penetrar nos painéis de resfriamento e pode ser muito difícil de sair.

Etapa 2: Seque o painel

Uma vez que os painéis de resfriamento estejam completamente encharcados, enxágue bem e coloque-os para secar de forma natural ao ar. Lembrando que eles precisam estar completamente secos antes de colocá-las novamente no evaporador portátil.