Serpentina do ar condicionado – A importância da limpeza

Limpar a serpentina do ar condicionado não é algo que sempre lembramos de fazer. Porém, se você quer que o seu aparelho funcione de forma adequada e eficiente, é preciso limpar as serpentinas também, assim como nos preocupamos em limpar os filtros.

As serpentinas sujas não afetam apenas a eficiência do equipamento, mas o acúmulo de sujeira também pode causar danos irreparáveis nas peças.

Manter uma rotina de manutenção para a serpentina da condensadora ajuda o sistema a funcionar sem problemas por muito tempo. Vamos dar uma olhada em algumas informações básicas sobre limpar a serpentina do ar condicionado.

Por que limpar a serpentina do ar condicionado é importante

Serpentina do Ar Condicionado

Manter um sistema de ar condicionado limpo pode ajudá-lo de diversas maneiras. Primeiro, as serpentinas limpas permitem um processo de resfriamento mais fácil. Quando há menos sujeira ou acúmulo de pó, seu AC pode funcionar com mais eficiência.

Quanto menos força a sua unidade faz para funcionar, mais energia – e dinheiro – você pode economizar.

Uma unidade adequadamente mantida também pode reduzir sua necessidade de reparos. Reparos que podem sair cada vez mais caros.

Tomar medidas preventivas para garantir que sua unidade esteja funcionando corretamente pode manter mais dinheiro no seu bolso. Além disso, se você não estiver cuidando devidamente do ar condicionado, talvez seja necessário substituí-lo antes do previsto. A manutenção adequada pode prolongar a vida útil do seu sistema de climatização. Além de garantir que você aproveite ao máximo seu investimento.

Qual a periodicidade para a limpeza da serpentina do ar condicionado?

A periodicidade necessária para limpar as serpentinas do ar dependerá de alguns fatores diferentes. Na maioria dos casos, elas só precisam ser limpas uma vez por ano, a menos que você esteja em um ambiente com muitos poluentes e pó, onde o ar entra em contato com mais detritos do que o normal.

Se você usa o aparelho de ar intensamente, a serpentina também pode precisar ser limpa com mais frequência. Unidades mais antigas também podem acumular mais poeira e sujeira em um período mais curto, resultando em mais limpezas.

Também pode ser hora de limpar as serpentinas do ar se você sentir que sua unidade não está funcionando de forma eficiente.

Como limpar a serpentinas do ar condicionado

Ao limpar as serpentinas da condensadora e da evaporadora, você deve garantir que não está sendo agressivo demais com as partes de cobre. Estas são partes delicadas e muita pressão ou o uso de materiais inadequados podem fazer com que elas dobrem ou até quebrem. Este é um problema caro de ser resolvido.

Na maioria das vezes, você pode simplesmente passar um ar comprimido para limpar as serpentinas do aparelho. No entanto, se houver um acúmulo particularmente intenso é possível considerar um profissional da área.

Um profissional de HVAC pode garantir que sua unidade de ar condicionado seja bem mantida, funcionando adequadamente e pronta para resfriar sua casa. É sempre recomendável ter um profissional para verificar seus sistemas antes de serem colocados em uso para o verão intenso.