5 sinais de que o ar condicionado pode estar com defeito

sinais de que o ar condicionado pode estar com defeito

Veja quais são os principais sinais de que o ar condicionado pode estar com defeito.

O ar condicionado é um dos equipamentos mais importantes em ambientes residenciais e comerciais. Nos dias quentes, em um país tropical, é quase que inviável ficar sem o ar condicionado, tanto em residências quanto em ambientes profissionais.

Como muitos já sabem, o ar condicionado tem que se esforçar bastante para realizar a climatização de um ambiente. Por fazer tanto esforço, os condicionadores de ar estão suscetíveis a defeitos e falhas.

Assim como outros equipamentos complexos, os defeitos e as falhas quando não são corrigidos rapidamente, se tornam problemáticos e pioram com o tempo, aumentando também o custo de manutenção.

Confira 5 sinais de que o ar condicionado pode estar com defeito

Ao notar os defeitos abaixo, é preciso consultar um profissional de HVAC para garantir que o sistema não fique mais prejudicado do que já está.

Ar condicionado não liga

O ar condicionado pode não ligar por diversos motivos. Geralmente é melhor procurar as causas mais óbvias: Termostato e Energia. Verifique se o termostato/controle está funcionando de forma adequada. Depois verifique se o disjuntor está ligado de forma correta.

Caso estes dois itens estejam dentro dos padrões de funcionamento, então pode ser que o problema seja mais grave e é hora de contatar um técnico de ar condicionado.

Baixa eficiência

O ar condicionado está ligando, mas demora para soltar um arzinho frio e quando solta não é o suficiente para resfriar o ambiente? O problema pode ser o termóstato, tente abaixar a temperatura e deixar o equipamento trabalhando por pelo menos uma hora. Se a temperatura ainda não abaixar é possível que haja problemas de vazamento no sistema.

Os filtros também podem ser culpados da baixa eficiência de climatização de um ar condicionado, por isso é interessante verificá-los.

Alto consumo de energia

O consumo exagerado de energia está diretamente ligado com uma série de possíveis defeitos, desde vazamento de gás até um filtro de ar sujo. Por isso é importante contar com a ajuda de um profissional assim que o sistema começar a apresentar gastos grandes de energia.

Mau cheiro no ar condicionado

O mau cheiro no ar condicionado está ligado com a higienização do equipamento. E a higienização é diretamente responsável por uma melhora na qualidade de ar e consequentemente na garantia de saúde para todos os que estão no ambiente.

Os filtros devem ser lavados, ou trocados, de acordo com as especificações do fabricante, o que deve sempre ser respeitado para evitar problemas de falhas e má qualidade do ar.

Ar condicionado pingando

Todo equipamento de climatização gera algum tipo de condensação. A água condensada é eliminada por mangueiras de drenagem ou bandejas de coleta, dependendo do sistema. Se você notar que o ar condicionado está pingando, principalmente dentro de casa, este é um dos sinais de que o ar condicionado pode estar com defeito. Geralmente é um problema de entupimento.

Ao notar qualquer um desses sinais de que o ar condicionado pode estar com defeito, consulte a ajuda de um profissional para um diagnóstico preciso.

Até mais, amigos leitores!